IMAGEM À BESTA = AUSÊNCIA DA IMAGEM E SEMELHANÇA À DEUS
Gn1:26= E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;
2Sm22:31= Este é o Deus cujo caminho é perfeito;
1Co13:10= quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.
Mt15:18-19= Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem impuro. Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.
Gl5:22= Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
…………..
Ap13:14= dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta
Fizessem= Pretérito imperfeito do subjuntivo (indicam ações que não foram terminadas).
Gl5:19-21= Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.
Ef5:5= Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral nem impuro nem ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus.
Cl3:5-6= Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência;
IMAGEM À BESTA=IDOLATRIA=VAIDADES=SOBERBA= OBRAS DE ENGANO=FERMENTO FARISEU
Jr11:7= Desde a época em que tirei os seus antepassados do Egito até hoje, repetidas vezes os adverti, dizendo: Obedeçam-me.
Is23:9= O SENHOR dos Exércitos o planejou para abater todo orgulho e vaidade e humilhar todos os que têm fama na terra.
Jr10:14-16= Todo homem se embruteceu e não tem ciência; envergonha-se todo fundidor da sua imagem de escultura; porque sua imagem fundida mentira é, e não há espírito nela. Vaidade são, obra de enganos; no tempo da sua visitação, virão a perecer. Não é semelhante a estes a porção de Jacó; porque ele é o Criador de todas as coisas, e Israel é a vara da sua herança; Senhor dos Exércitos é o seu nome.
Is41:22-29= Tragam os seus ídolos (...) Eles não são nada, e as suas obras são totalmente nulas; detestável é aquele que os escolhe! (...) são todos falsos! Seus feitos são nulos; suas imagens fundidas não passam de um sopro e de uma nulidade!
Podemos ver em Is44 que A soberania de Deus contrasta com a insensatez, a tolice, e a estupidez da idolatria, bem como, em Ef4:17-32 e Rm1:18-32.
Is59:2-4= Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus (...) confiam na vaidade e falam mentiras; concebem o mal, e dão luz a iniquidade.
Jr8 e Jr9= (...) Eles apegam-se ao engano e recusam-se a voltar. (...) Ninguém se arrepende (...) Cada um continua seguindo o seu próprio caminho, como um cavalo que corre depressa para a batalha. (...) Por que me provocaram à ira com as suas imagens de escultura, com vaidades estranhas? (...) E encurvam a língua como se fosse o seu arco, para a mentira; (...) O Senhor disse: O sábio não deve se orgulhar da sua sabedoria, nem o forte, da sua força, nem o rico, da sua riqueza. Se alguém quiser se orgulhar, que se orgulhe de me conhecer e de me entender; porque eu, o Senhor, sou Deus de amor e faço o que é justo e direito no mundo. Estas são as coisas que me agradam. Eu, o Senhor, estou falando.
Jr10:2-3= Assim diz o Senhor : Não aprendais o caminho das nações, nem vos espanteis com os sinais dos céus; porque com eles se atemorizam as nações. Porque os costumes dos povos são vaidade; pois cortam do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, com machado.
Jr18:6-15= Ó comunidade de Israel, será que eu não posso agir com vocês como fez o oleiro?, pergunta o SENHOR. Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel [Is29:16, Is45:9, Is64:8]. (...) Mas eles responderão: ‘Não adianta. Continuaremos com os nossos próprios planos; cada um de nós seguirá a rebeldia do seu coração mau’. (...) "Contudo o meu povo se tem esquecido de mim, queimando incenso à vaidade, que os fez tropeçar nos seus caminhos, e nas veredas antigas, para que andassem por veredas afastadas, não aplainadas;"
Jr51:17-18= (...) porque a sua imagem de fundição é mentira, e não há espírito em nenhuma delas. Vaidade são, obra de enganos; no tempo em que eu as visitar, perecerão.
Ez11:21= Mas, quanto àqueles cujo coração está afeiçoado às suas imagens repugnantes e aos seus ídolos detestáveis, farei cair sobre a sua cabeça aquilo que eles têm feito. Palavra do Soberano, o SENHOR.
Ez14:7-8= Quando qualquer israelita ou qualquer estrangeiro residente em Israel separar-se de mim e erguer ídolos em seu coração e puser um tropeço ímpio diante de si (...) Eu o eliminarei do meio do meu povo. E vocês saberão que eu sou o Senhor.
Ez16:14-15= Sua fama espalhou-se entre as nações por sua beleza, porque o esplendor que eu lhe dera tornou perfeita a sua beleza, palavra do Soberano Senhor. Mas você confiou em sua beleza e usou sua fama para se tornar uma prostituta. Você concedeu os seus favores a todos os que passaram por perto, e a sua beleza se tornou deles.
Podemos observar também que os Babilônicos homenageavam seus ídolos inúteis Bel e Nebo (ou Nabu) colocando-os em seus próprios nomes: Belsazar, filho de Nabucodonosor. Até mesmo chamavam Daniel de Beltessazar.
Jn2:8= Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso.
O homem é como vaidade, como sombra passageira, vem do pó e ao pó retorna, [Sl102:11, Sl103:14-15, Sl144:4, Is40:6-8] contrasta com a palavra do nosso Deus que permanecerá para sempre.
Sl101:5-7= Aquele que calunia o seu próximo secretamente, eu o cortarei; aquele que tem um olhar soberbo e um coração orgulhoso, eu não o suportarei. Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que eles habitem comigo; aquele que anda no caminho perfeito, esse me servirá. Aquele que lida com engano não habitará dentro da minha casa; o que fala mentiras não permanecerá aos meus olhos.
Ec1:2= Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.
Ec12:13-14= De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados. Nós teremos de prestar contas a Deus de tudo o que fizermos e até daquilo que fizermos em segredo, seja o bem ou o mal.
Paz Irmão! Que oportuno estudo, com os textos das escrituras. Traga mais estudo quando tiver.
Que DEUS lhe abençoe!